38ª Festa da Polenta

Tradições italianas, gastronomia e muita música vão tomar conta de Venda Nova do Imigrante nos próximos dias. Começa nessa sexta-feira (7), e vai até o dia 16 de outubro a 38ª Festa da Polenta, de Venda Nova do Imigrante que, como todos os anos, promete movimentar a cidade. Dentre a programação, o tradicional Tombo da Polenta é atração principal do evento. A cada vez que o caldeirão gigante despeja a polenta, as atenções de todos que participam da festa se voltam para o espetáculo. Neste ano, cerca de 1.100 voluntários irão ajudar a transformar quatro toneladas de fubá em polenta, nos sete dias de evento.  
O primeiro dia de festa começa cheio de beleza, com a Eleição da 26° Rainha da Festa da Polenta e em seguida show com a Banda Badalados. No sábado (08) as comemorações começam cedo com Desfile Típico e Tratorada. O dia prossegue com danças tradicionais, comidas típicas e o primeiro Tombo da Polenta, às 14h30. Durante a noite acontecem shows, entre eles Humberto e Ronaldo.
Missa, almoço típico, apresentação de danças, shows e o esperado Tombo da Polenta, às 15h, marcam o domingo (09). A 38ª Festa da Polenta continua na quinta-feira (13) após o feriado, com mais polenta às 20h e muita animação e atividades em sua programação.
O evento segue com shows de Camila Gabriel e com Filipe Fantim, a partir das 20h, na sexta-feira (14). O sábado (15) começa às 10h, com desfile tradicional das famílias de Venda Nova do Imigrante. O dia continua com almoço, dança típica, Tombo da Polenta às 14h30, e termina com shows a partir das 20h30, entre eles a apresentação nacional da dupla sertaneja João Neto e Frederico.
O último dia da Festa começa no domingo (16) às 9h com missa na Igreja Matriz, seguindo com almoço típico, apresentação de danças, Tombo da Polenta às 15h e shows.
 
História da Festa da Polenta
A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves. Ele achou a ideia interessante e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.
Quando o número de participantes começou a crescer, com pessoas vindas de diversos lugares do Estado, surgiu a ideia de estender as comemorações por mais dois dias. Em 1995 a Prefeitura adquiriu um terreno e criou o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman para abrigar a Festa da Polenta e demais festas do município.

Informações Adicionais